terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma Vida d' Escrita 12 a 16 de Abril)

POETAS LUSÓFONOS

Odete Semedo (Maria Odete da Costa Semedo), nasceu em Bissau, capital da Guiné-Bissau, a 7.11.1959, onde fez os estudos primários e secundários. Aos 18 anos iniciou as suas actividades como professora.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela FCSH da Univ. Nova de Lisboa (1989/1990).
Foi professora de língua portuguesa, Directora da Escola Normal Superior “Tchico Té” e professora colaboradora da Universidade Colinas de Boé, ambas em Bissau. A partir de 1995 passou a desempenhar as funções de Directora Geral do Ensino. Coordenou, entre outras actividades, o Projecto “Expansão e Melhoria Qualificativa do Ensino da Língua Portuguesa”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi co-fundadora e é membro do Conselho de Redacção da Tcholona, Revista de Letras, Artes e Cultura, 1996, onde publicou trabalhos ensaísticos e de intervenção cívica.
Foi Ministra da Educação Nacional (1997-1999) e também Presidente da Comissão Nacional para a UNESCO, em Bissau. É actualmente pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas(INEP-Bissau), para as áreas de Educação e Formação, e, recentemente, desempenhou o cargo de Ministra de Saúde Pública no seu país (2004-2005.).
É doutoranda em Letras na PUC Minas, em Belo Horizonte Brasil. A sua linha de pesquisa é Identidade e alteridade na literatura. O seu estudo tem por objecto a Tradição oral guineense, concretamente: as cantigas de “dito” de grupos femininos guineenses, as mandjuandadi.
Foi eleita a escritora do ano pelos jovens jornalistas da Agência Bissau Media e Publicações, em 2003.
Traduziu para crioulo o guião do filme Olhos Azuis de Yonta (1991), realizado por Flora Gomes, a quem prestou assistência na rodagem desse filme.
Em 2006, organizou a exposição Falas di Panus, em PUC Minas, Belo Horizonte, onde se encontra, desenvolvendo atividades ligadas a sua Pós-Graduação em curso.

« Quisera
nesta vida
… afagar teus cabelos
sugar o doce dos teus olhos
transportar em arco-íris
o néctar da tua boca
e juntos caminharmos
ante a ânsia e o sonho … » [ix]

« A vida
nasce de gotas de Amor
- - a morte
acontece no tempo
entre mim e a vida
paira um vácuo
- - com sorriso
aguardo o destino [x].


A mensagem que circulou ontem, dia 12,  por telemóvel, foi:
"Quisera
nesta vida
… afagar teus cabelos
sugar o doce dos teus olhos
transportar em arco-íris
o néctar da tua boca
e juntos caminharmos
ante a ânsia e o sonho … »

Sem comentários:

Enviar um comentário