domingo, 29 de novembro de 2009

Vida e obra do Padre António Vieira



Padre António Vieira, nasceu em 1608, em Portugal, e morreu em 1697, no Brasil. É ele a mais alta personalidade do Barroco luso-brasileiro. Durante seus 89 anos de vida, Padre Vieira participou activamente da Companhia de Jesus e da política portuguesa. Seu nome permanece como o maior orador jesuítico em língua portuguesa, famoso por seus Sermões.

Padre Vieira pensou todas as questões em pauta em sua época, o que explica a vastidão de sua obra e de sua acção política. É impressionante a quantidade de desdobramentos que, ultrapassando as limitações sacerdotais, Padre Vieira apresenta em sua actuação. Ele foi religioso, padre, missionário, teólogo, exegeta, pregador, escritor, conselheiro, político, diplomata, defensor de índios, negros e cristãos novos, observador dos astros e da natureza, defensor da tolerância religiosa, desafiador da Inquisição, perscrutador das Escrituras, adivinho do futuro. Toda essa dinâmica acabou resultando em fortes e fatais dissabores políticos e religiosos contra ele.

No entanto, apesar das cassações religiosas, acusações heréticas e exílios, Padre Vieira deixou-nos uma vasta e importante obra. Escreveu, além de mais de quinhentas cartas, obras de profecia: História do Futuro, Esperanças de Portugal e Clavis Prophetarum. E, claro, os Sermões (15 volumes, 13 publicados entre 1679 e 1690, e 2 volumes entre 1710 e 1718).



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Uma Vida d' Escrita"

Voltaram a Ribeira de Pena os nossos autores.
Brevemente, na nossa escola, irão desfilar os nossos mais famosos escritores.
Segue abaixo a calendarização da passagem de tão ilustres personalidades!
Fiquem atentos!

Coube a honra ao Padre António Vieira abrir o desfile. O evento ocorreu no passado dia 20 de Novembro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Magusto

Hoje é dia de Magusto na Escola

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Plano Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php?cxnmbr1547461988

sábado, 7 de novembro de 2009

Departamento de Línguas

http://avrp.eb23-ribeira-pena.rcts.pt/O Departamento de Línguas, do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, acaba de criar o seu primeiro Blog com o principal objectivo de partilhar e divulgar as actividades desenvolvidas por este Departamento.